22 de Maio de 2024

Mercado têxtil: Solução de Inteligência Artificial para identificação de falhas em tecidos

Conheça a solução de inteligência artificial desenvolvida pela Macnica DHW para o Grupo Adar, Artec e Texliving.

Imagine a frustração e os custos ao verificar um defeito em tecido somente após ele ter sido produzido, embalado e entregue ao cliente? Essa era uma realidade enfrentada pelo Grupo Adar, onde a identificação de falhas nos tecidos, na saída da rama, dependia exclusivamente da inspeção humana.

 

“Na maioria das vezes, alguns defeitos passavam despercebidos, chegando ao cliente final e gerando devoluções, insatisfação e custos adicionais de retrabalho”, lamenta Julio Denig, Diretor de Compras do Grupo Adar.

 

Quando um cliente acionava uma devolução por problemas de qualidade, a logística para verificar o defeito era dispendiosa. “Era necessário enviar técnicos para avaliar a mercadoria pessoalmente ou através de vídeos, resultando em altos custos de deslocamento e retrabalho”, acrescenta Denig.

 

Este cenário mudou quando o Grupo ADAR procurou a Macnica DHW para promover a transformação digital deste processo, implementando Inteligência Artificial (IA) para identificação de defeitos nos tecidos em tempo real.

 

Agora câmeras monitoram de perto cada centímetro de tecido, identificando falhas com precisão milimétrica antes mesmo que o material seja embalado.

 

Essa iniciativa não apenas elimina as falhas que antes passavam despercebidas, mas também reduz significativamente os custos relacionados a devoluções, insatisfação do cliente e retrabalho. Além disso, esta inovação fortalece a posição do Grupo Adar como líder em inovação e qualidade no mercado têxtil.

Sobre o Grupo Adar:

Imagem10.jpg

Atuando em diversos setores do mercado têxtil, o Grupo é reconhecido pela excelência na confecção de produtos têxteis de alta qualidade, tanto para o segmento da moda quanto para o de decoração.

 

No ano de 2022, a produção de malhas do Grupo manteve sua reputação de excelência, com 96% do material produzido apresentando-se livre de defeitos. No entanto, o mercado de malhas, especialmente para magazines, tem demandado padrões de qualidade ainda mais rigorosos. “Algumas empresas solicitam uma taxa máxima de defeitos de 20 pontos, enquanto a referência do mercado é de 35 pontos”, destacou Diretora de Gente e Gestão do Grupo Adar, Cleide Guimarães.

 

Mercado Têxtil: Entendendo o Projeto

 

Em resposta a essa demanda por qualidade superior e mantendo seu compromisso com a excelência, o Grupo Adar buscou uma parceria com a Macnica DHW para desenvolver um projeto inovador para aprimorar o processo de controle e qualidade da produção, utilizando Inteligência Artificial (IA).

 

Assim, a inspeção visual dos tecidos produzidos, anteriormente realizada por seres humanos e sujeita a falhas, será substituída por uma solução de monitoramento por vídeo com inteligência artificial, reduzindo ainda mais a ocorrência de falhas nas peças de tecido entregues pela Artec.

 

O primeiro passo deste projeto foi o desenvolvimento de uma Prova de Conceito (PoC), na qual se comprovou que a solução de IA desenvolvida atende aos requisitos do processo de controle de qualidade do Grupo Adar.

 

Essa iniciativa não apenas demonstra o compromisso do Grupo com a inovação e a excelência, mas também destaca o papel crescente da inteligência artificial na otimização de processos industriais e na garantia de padrões de qualidade cada vez mais elevados.

 

Sobre a Solução IA

 

Para solucionar o desafio de identificar falhas nos tecidos em tempo real, foi necessário conceber um sistema completo, integrando câmeras de alta resolução, dispositivos de processamento de alto desempenho e um software especialmente desenvolvido para rodar a inteligência artificial responsável pela detecção de defeitos a partir das imagens capturadas.

 

Imagem10-1.png

Setup montado no Grupo Adar para coleta de imagens boas e ruins do processo para treinamento e validação da solução AI.

O processo começou com a definição dos pré-requisitos da solução inteligente, estabelecidos em uma colaboração entre a Artec e a Macnica DHW. Em seguida, especialistas estiveram no local da produção para entender o fluxo de acabamento e coletar imagens dos tecidos e defeitos, fundamentais para treinar e validar a solução de inteligência artificial.

 

Com o desenvolvimento do software utilizando técnicas de Machine Learning, a equipe da Macnica DHW buscou otimizar o treinamento do modelo, utilizando bibliotecas especializadas e realizando a coleta de imagens diretamente no ambiente de produção.

 

A solução dedicada para o Grupo Adar utilizou a biblioteca Anomalib da Intel, possibilitando a criação de modelos de Machine Learning na plataforma PyTorch. Um diferencial dessa solução é que a rede de IA é treinada apenas com imagens de casos bons de alta qualidade, permitindo que qualquer desvio do padrão seja identificado e o defeito seja apontado na imagem.

 

O Diretor Industrial da Artec Malhas, Marcelo Oliveira, enfatizou que essa solução trará maior confiança e fidelização dos clientes, além de permitir ações imediatas para resolver problemas internos. “A garantia de entrega de produtos de qualidade eliminará muitos prejuízos que enfrentamos”, acrescentou.

 

Os resultados da Prova de Conceito foram extremamente promissores. O sistema de inteligência artificial desenvolvido mostrou-se capaz de detectar e reconhecer defeitos nos tecidos com precisão, mesmo em resoluções inferiores ao ideal. Testes realizados com diferentes tipos de tecidos obtiveram resultados positivos, abrindo caminho para próximos passos do projeto:

 

  • Incluir tecidos estampados nos testes para comparação com os resultados atuais.
  • Otimizar os modelos para aumentar a velocidade de processamento e permitir o processamento em tempo real dos dados.
  • Utilizar câmeras de maior qualidade para obter imagens mais precisas e em alta definição, treinando novas redes neurais com essas imagens de maior resolução.

 

Com essa abordagem inovadora, o Grupo Adar está redefinindo os padrões de controle de qualidade na indústria têxtil, garantindo produtos de excelência e satisfação do cliente em cada tecido produzido.

 

Leia também: Cases Macnica  DHW

 

Entre em contato conosco e saiba como melhorar os processos e produtos da sua empresa.

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.