17 de Março de 2017

Quectel agora distribuído pela Macnica DHW

Uma das maiores fabricantes do mercado mundial de módulos GPRS, GPS e WiFi agora faz parte do portifólio da Macnica DHW.

Além da reconhecida qualidade e confiabilidade de seus produtos, a linha possui um custo bastante competitivo.

 

A Quectel possui módulos que podem ser divididos em dois grupos: Comunicação sem fio e posicionamento ou localização.

 

  1. Comunicação sem fio: Módulos podem ser vistos como mini aparelhos celulares embarcados, ou seja, possuem todas as funcionalidades de um aparelho celular como conexão por voz (nem todos) e por dados (todos), em vários padrões diferentes (2G, 3G e 4G), suportando várias bandas diferentes. “É necessário verificar para cada módulo em quais bandas ele funciona já que alguns são focados no mercado de IoT e foram criados para serem facilmente usados em projetos, permitindo que o sistema se comunique com a Internet via rede celular”, destacou o FAE da Macnica DHW, Neimar Marques Duarte. Neimar destaca também que a Quectel é especializada em “módulo WiFi puro”, ou seja, a especialidade é solução WiFi.
  2. Posicionamento ou localização: os módulos, que podem ser apenas de localização ou de localização e comunicação, integrados, tem como principal finalidade obter a localização atual do equipamento, usando um sistema de posicionamento por satélite: GPS, Glonas, Galileu e GNS.

A linha Quectel atende qualquer aplicação em que seja necessária conexão via rede de celular.

 

As aplicações hoje são inúmeras, como por exemplo:

 

- Rastreamento veicular (o mais usado)

 

- Rastreamento de carga

 

- Rastreamento pessoal

 

- Máquinas de cartão de crédito sem fio

 

- Sistemas de medição inteligentes (Medir consumo de água/luz/gás/... enviando a informação instantaneamente para a operadora que presta o serviço)

 

- Segurança em alarmes (Para enviar SMS e eventualmente fotos quando acionado o alarme)

 

- Estação meteorológica  remota, para enviar informação em tempo real para uma central

 

- Sistemas de controle a distância usando a rede de dados de celulares como interface

 

- Em aplicações M2M (Machine to Machine), onde um sistema (máquina) precisa falar com outro sistema remotamente usando a rede de dados do sistema de celulares para isso.